Sobre o Curso

ÁREA
Eletricidade

CARGA HORÁRIA
1600 horas

PERÍODO DE REALIZAÇÃO DO CURSO
21 dias a partir da data de inscrição

UNIDADE
Escola Senai "Antônio Ermírio de Moraes"
Av. Antônio de Castro Figuerôa, 60 - Centro | Alumínio CEP: 18125-000

TELEFONE
11 4715-4200

E-MAIL
senaialuminio@sp.senai.br

TURMA(S)
Já iniciadas - Acompanhe o processo seletivo: www.sp.senai.br/processoseletivo

VALOR
Gratuito

Resumo

O curso de Aprendizagem Industrial Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica tem por objetivo proporcionar qualificação profissional na instalação e manutenção de sistemas eletroeletrônicos em baixa tensão, de acordo com normas técnicas, de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de meio ambiente.

Requisito

O aluno deverá, no início do curso, ter no mínimo 16 anos e no máximo idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos.
O aluno deverá ter concluído o Nível Fundamental.
Os candidatos ao curso devem: - ter concluído o Ensino Fundamental. No caso de pessoas com deficiência, conforme legislação específica, esse requisito deve considerar, sobretudo, as habilidades e competências relacionadas com a profissionalização e não somente à certificação do nível exigido; - ter idade mínima de 16 anos completos e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. No caso de pessoa com deficiência, a idade máxima não se aplica, segundo legislação vigente. - ser aprovado no processo de seleção. ;

turmas disponíveis

Programação do Curso


COMUNICAÇÃO EM MULTIMEIOS - 80 horas
Processo de comunicação; Parágrafo; Técnicas de intelecção de textos; Documentação técnica; Currículo; Pesquisa; Técnicas de apresentação.

MATEMÁTICA APLICADA - 80 horas
Números inteiros; Números decimais; Números Fracionários; Razão e Proporção; Elementos da geometria; Organização de dados numéricos; Estatística; Gráficos.

DESENHO TÉCNICO - 80 horas
Caligrafia Técnica; Perspectiva Isométrica; Projeção Ortogonal no 1º diedro; Escalas; Cotagem; Vistas Seccionadas (Corte); Representação gráfica; Desenho de conjunto; Software de CAD; Controle de Imagem; Elementos de Geometria; Hachuras; Textos; Dimensionamentos; Impressão; Utilização de Biblioteca e Símbolos de Eletricidade.

ELETRICIDADE - 160 horas
Energia Elétrica; Energia e Trabalho; Grandezas fundamentais da eletricidade; Circuito elétrico; Números decimais; Resistores; Capacitores; Indutores; Leis da Eletricidade; Potência elétrica em corrente contínua; Magnetismo; Eletromagnetismo; Relé; Corrente alternada; Potência elétrica em corrente alternada; Instrumentos e equipamentos.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS - 120 horas
Infraestrutura; Condutores elétricos; Sistemas elétricos; Sistemas de Alimentação; Representações de instalação elétrica predial; Interruptores; Minuterias; Dimmer; Tomadas; Lâmpadas; Proteção de instalações elétricas; Quadros; Sistemas de aterramento; Proteção contra descargas elétricas; Ferramentas e acessórios; Equipamentos e acessórios de segurança; Instrumentos; Normas e procedimentos relacionados à instalação de sistemas eletroeletrônicos prediais.

SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS PREDIAIS - 120 horas
Sensores; Dispositivos; Sistemas para automação predial; Dimensionamento de instalação elétrica residencial; Instrumentos; Crimpagem; Procedimentos para testes e validação.

MÁQUINAS ELÉTRICAS E ACIONAMENTOS - 320 horas
Transformadores; Motores elétricos; Comandos Elétricos; Dispositivos de acionamento eletroeletrônicos; Painéis de comando; Ferramentas e equipamentos; Dispositivos de fixação; Instrumentos; Montagem de quadros; Validação; Normas e procedimentos técnicos, ambientais, de saúde e segurança no trabalho relacionados a máquinas elétricas e acionamentos eletroeletrônicos industriais.

SISTEMAS ELETRÔNICOS ANALÓGICOS ? 160 horas
Diodos; Circuitos Retificadores monofásicos; Circuitos Retificadores trifásicos; Proteção de circuitos; Transistor Bipolar; Polarização de Transistor; Fontes de Tensão; Optoacopladores; Amplificadores Operacionais; Transistor de Efeito de Campo (MOSFET); Transistor IGBT; Tiristores (DIAC, SCR e TRIAC); Relé de estado sólido; Reguladores de tensão chaveados; Dissipadores; Procedimentos para montagem de sistemas eletrônicos; Validação da montagem de sistemas eletrônicos; Normas e procedimentos técnicos, ambientais, de saúde e segurança no trabalho relacionados à sistemas eletrônicos.

INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS INDUSTRIAIS - 200 horas
Geração e tratamento do ar comprimido; Atuadores pneumáticos; Válvulas pneumáticas; Circuitos eletropneumáticos; Hidráulica; Acessórios; Bombas; Atuadores hidráulicos; Válvulas hidráulicas; Circuitos eletro-hidráulicos; Controladores Programáveis; Estrutura; Princípio de funcionamento e operação; Linguagem de programação; Software aplicativo de programação; Interface homem máquina ? IHM; Redes industriais; Software supervisório.

SISTEMAS ELETRÔNICOS DIGITAIS - 160 horas
Grandezas analógicas e digitais; Sistemas de Numeração; Circuitos Integrados; Portas Lógicas; Álgebra de Boole; Simplificações de circuitos pelo método gráfico; Multivibradores e osciladores; Características das Famílias Lógicas; Circuitos Combinacionais; Circuitos Sequenciais; Conversores; Procedimentos para montagem de sistemas eletrônicos; Microcontroladores.

MANUTENÇÃO DE SISTEMAS ELETROELETRÔNICOS - 120 horas
Manutenção; Diagnóstico de defeitos e falhas em sistemas eletroeletrônicos; Validação da manutenção em sistemas eletroeletrônicos; Medidas de controle do Risco Elétrico; Instrumentos; Materiais; Normas e procedimentos técnicos, ambientais, de saúde e segurança no trabalho relacionados à manutenção de sistemas eletroeletrônicos.